Gatos são animais extremamente curiosos, inteligentes, ativos e conectados a seus instintos - inclusive são alguns dos motivos pelos quais amamos tanto eles, não é mesmo? Como tutores, não queremos podar essa alma e charme! Por mais que se adaptem a nosso estilo de vida em uma casa ou apartamento, as necessidades naturais deles continuam existindo: por isso é tão importante termos uma casa “gatificada”, que considera eles no design do espaço e dos móveis. Agora, sabemos também que muitas vezes a mobília de gato parece que não encaixa nos espaços ou não contribui com a estética da casa… Podemos pensar em espaços que são funcionais para humanos & gatos, e também são bonitos? Podemos sim, olha esses exemplos:
Agora vamos lá! É bem importante termos três coisas:
- rotas de circulação
- lugares seguros
- estímulos
rotas de circulação
- entrada e saída - quando for colocar prateleiras, ou túneis, ou até visualizando o espaço da casa, considere que tenha um caminho para entrar e outro pra sair, assim seu gato não fica “encurralado” num beco sem saída, ou precisando girar o corpo para voltar por onde veio. Eles evitam fazer isso, e pode fazer com que não usem o espaço que você montou.
- medidas e ângulo do pulo - gatos são ágeis, mas existem ângulos e distâncias muito difíceis para eles. não deixe as prateleiras e plataformas muito verticalizadas (90º, uma em cima da outra sem espaço pro pulo) ou muito distantes horizontalmente. Considere cerca de 35cm na diagonal entre elas.
lugares seguros
- altura - enquanto alguns gatos curtem cavar, cantos e esconderijos mais terrestres, boa parte deles curte lugares altos que deem visão do espaço como um todo, e onde nós não pisamos. Isso é uma vantagem para apartamentos ou casas pequenas em que o chão é disputado pois permite usar verticalmente o espaço de salas, quartos e até corredores.
- formato - ter uma proteção em forma de “paredes” é um dos jeitos de tornar o lugar seguro e atrativo. Outro jeito é ter um acesso que o gato possa observar o exterior, estando “escondido".
- localização - assim como a gente não se sente em paz num carro no meio de uma avenida cheia de carros buzinando, o gato não se sente seguro num local de muita circulação, sons altos, ou onde se sinta exposto. Pode ser a toca perfeita, mas se estiver mal localizada ele não vai utilizar. Se há crianças ou outros animais na casa, prefira cantos ou locais onde apenas o gato tenha acesso, onde se sinta protegido.
estímulos
- visual e olfativo- fitas coloridas que balançam, cordinhas, papel amassado que quica, acesso fácil e seguro a uma janela (telada) para olhar a paisagem, cheirinho da rua, cheirinho de planta. Gatos precisam de estímulos de coisas que se movimentem e chamem sua atenção.
- textura - uma casa com piso liso e limpinho, lençóis e sofás macios, tudo isso é um sonho pra gente. Mas o gatinho se beneficiado texturas naturais como plantas, madeiras, e precisa de superfícies de circulação que sejam firmes, que ele possa se "segurar” com as garrinhas sem medo de escorregar. Considere prateleiras de madeira mais rústica, ou com aplicação de carpete ou tecido de trama natural (como sisal), que ofereçam aderência.
- coisas arranháveis - é essencial por uma série de motivos fisiológicos e emocionais. O processo de arranhar não só afia suas garras para fazer a renovação natural, mas também faz parte do processo de alongamento e alívio do estresse. Também serve para demarcação de território pelo odor nas glândulas das patinhas e pelas marcas das unhas. Se não houver um arranhador adequado, ele pode a) arranhar os móveis ou b) ficar sem arranhar e potencialmente ter problemas como unhas encravadas, mobilidade prejudicada e stress.
Agora, isso tudo precisa ser com mobília que se destaca no meio da decoração com estampa de leopardo e tigre, cores primárias, pelúcias e desenho de orelhas ou patinhas? Não necessariamente.
Você pode escolher produtos que têm cores mais neutras e desenhos mais minimalistas, que ofereçam as texturas e formatos adequados ao gato sem sacrificar sua decoração.
Para isso você pode contar com a linha de arranhadores Weasy, adequada a diferentes perfis de gatos (os que curtem tocas, os mais aéreos, os mais terrestres), e também diferentes tamanhos de casa: