Frete Grátis para compras acima de R$ 199,00 e 12x s/ juros

Dia Mundial da Limpeza 2020!

Dia Mundial da Limpeza 2020!

Você conhecia?
A iniciativa começou em 2008, na Estônia, quando 50 mil pessoas se juntaram para limpar o país em um mutirão de 5 horas. Deu tão certo que outros países se inspiraram, e assim nascia o World Cleanup Day! Os mutirões, além de fazer diferença concreta nos lugares, também chamam a atenção da população para o problema do descarte irregular de lixo em terrenos, área urbana, praias e outros.
Segundo dados do site Dia Mundial Da Limpeza em 2018 participaram 363 cidades e mais de 100 mil pessoas. Em 2019 foram 1200 cidades e mais de 320 mil pessoas! (dados extra-oficiais apontam mobilizações ainda maiores). E que orgulho de poder dizer que o Brasil foi um dos 10 mais mobilizados! 
Segundo o site oficial:
O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) é uma ação mundial que visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques. No dia 19 de setembro de 2020 mais de 180 países estarão mobilizados para 24 horas de limpeza! A ação simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para um problema maior do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos. Participe você também desta iniciativa!”
E como a gente pode participar? 
Nos anos anteriores, sem a necessidade de isolamento, o foco dos mutirões era: 
  • Lixeiras
  • Bueiros da sua rua
  • Terrenos baldios
  • Canteiro de flores
  • Praças
  • Parques
  • Rios
  • Lagos
  • Praias
Agora, com um novo contexto, surgem novas soluções. Não podemos nos aglomerar, mas podemos nos mobilizar! Ajude a trazer visibilidade para a data, caso possa acessar locais públicos sem ter contato com pessoas, combine revezamentos com seus amigos e familiares. De qualquer forma, você pode participar de dentro da sua casa: as ações deste ano serão individuais. Cada um “cuidando do seu quadrado” para cuidar do planeta. As atividades sugeridas incluem: 
Limpeza em casa
  • Focos de Dengue: eliminando água parada, higienizando com água sanitária e tampando caixas-d'água 
  • Limpeza Solidária: procurando roupas, utensílios, brinquedos, eletrônicos que você e sua família não utilizam mais mas que podem ser doados e utilizados por outros - ao invés de virar lixo daqui a uns anos
  • Limpeza de Resíduos: caso você não tenha o hábito de separar o lixo dos recicláveis, é uma ótima data pra começar. Caso já faça isso, leve a separação um passo adiante, separando orgânicos compostáveis de dejetos (que não podem nem ser reciclados, nem compostados), encaminhando o óleo de cozinha e resíduos eletrônicos para reciclagem especial. E, que tal articular essa mudança de comportamento no seu condomínio ou na sua rua?
  • Limpeza dos Pets: Esta é uma adição nossa. Claro que precisamos falar dos dejetos dos bichinhos, não é? Nossas soluções de higiene nasceram justamente para sumir com o lixo e trazer praticidade. Se você não tiver seu banheiro inteligente, considere <3 . E, de qualquer forma, que tal fazermos aquele mutirão digital para propor soluções para nossas redes de amigos e conhecidos que também têm pet em casa? banheiros caninos e felinos lixo-zero, limpadores biodegradáveis, saquinhos ecológicos fazem toda a diferença! Se precisar de dados para ajudar a convencer os amigos, dá uma olhada nesses números:
    • 1 cão, em 1 ano, faz 28kg de lixo (não reciclável) se usar jornal ou 48kg de lixo se usar tapete higiênico!
    • 1 gato em 1 ano, faz 50kg de areia ou sílica suja!
    • 1 cão médio, fazendo 2 cocôs ao dia, usa pelo menos 730 saquinhos plásticos!
Digital
  • A recomendação é remover informações dispensáveis como fotos duplicadas, aplicativos antigos, e-mails e arquivos desnecessários em dispositivos como smartphone e computador, e também no seu e-mail. Delícia, né? Para trabalhos em equipe, considere arquivos editáveis na nuvem ao invés de enviar arquivos anexos (ex: OneDrive, GoogleDrive, Dropbox), assim pode criar coragem e jogar aqueles arquivos e versões todas na lixeira!
Mental
  • Não falamos o suficiente sobre este ponto, que realmente faz falta: só cada um sabe como a cabecinha está cheia, né? Especialmente este ano. A recomendação é praticar atividades que ajudem com a ‘limpeza mental’. Procure praticar algum esporte (mantendo o distanciamento social), meditação, leitura, arte e outras atividades que ajudem a desentulhar pensamentos e sentimentos. 
E não precisa ser só hoje, viu?
Curtiu? 
Compartilhe com os amigos, poste usando a hashtag #EuCuidoDoMeuQuadrado e saiba mais aqui: