Como mudar o local do xixi

Como mudar o local do xixi

Antes de começarmos a adaptação pro Weasy, é muito importante que seu peludo já esteja fazendo xixi no local “final”.

 
Muda o lugar primeiro, introduz o novo método depois 😉

Se você for instalar o Weasy dele em um local diferente do que ele está acostumado, e por isso precisa mudar o local do xixi do seu pet, por exemplo – hoje ele se alivia na sacada, mas você deseja instalar o Weasy na lavanderia –é necessário fazer um pré-condicionamento antes de iniciar os treinos direto no Weasy. Faça isso antes de tirar seu Weasy da caixa!

Por que?

Seu peludo associa o xixi ao lugar e também ao material (método). Se você trocar o material (trocando, por exemplo, o tapete higiênico pelo Weasy) e ao mesmo tempo o local (de um canto da lavanderia para o outro, por exemplo) ele vai ficar maluquinho! Ele não vai entender o que você está querendo que ele faça, e vai errar muito mais. 

Vamos fazer a mudança de local então? São dois passinhos:

1. Primeiro, mude o lugar usando o método antigo

O método é o que o seu peludo usa para se aliviar. Pode ser o tapete higiênico descartável, o lavável, a grama sintética, bandeja higiênica ou o jornal. Você usa ele mesmo para mudar o local do xixi, e pode fazer isso aos poucos ou de uma vez – depende de como seu cãozinho se comporta e quanto tempo você tem para essa mudança. Se tiver dúvidas, recomendamos que faça a transição gradativa.

a) Gradativamente: um pouquinho por dia vá movendo o tapete higiênico para o novo local e lembre-se de recompensar sempre os acertos com o petisco favorito dele. Faça essa transição de forma gradual e positiva – recompensando cada acerto com petisco e sem punir o erro. Quando ele já estiver habituado a se aliviar no novo local (por pelo menos uma semana).

b) De uma vez só: coloque o método que ele usa (como tapete higiênico) no novo local. Onde você vai querer instalar o Weasy no futuro. Espere ele se acostumar, recomendamos que pelo menos uma semana.

2. Aí sim, mude do método para o Weasy

Depois que ele estiver fazendo as necessidades, sem errar, por 7 dias no novo local, aí sim pode instalar o Weasy nesse local. Agora ele já sabe que esse é o novo lugar do xixi. Vai ser uma transição muito mais tranquila 😉

 

Lambeijos e bons treinos!