10 curiosidades sobre os cães que você não imaginava!

Sabemos muitas coisas sobre os nossos melhores amigos, especialmente sobre a personalidade de cada um, né? Mas apostamos que várias destas curiosidades você não sabia! Vem cá descobrir mais dessas delícias peludas chamadas cães: 
  1. O olfato dos cães é pelo menos 40 vezes mais poderoso que o nosso. É tão apurado que podem sentir o cheiro de problemas de saúde e os sentimentos de seus tutores, percebendo mudanças metabólicas no que estamos exalando -  e alguns são treinados para encontrar doenças específicas.
  2. Alguns cães são tão rápidos que podem ganhar uma corrida frente um guepardo (mesmo que ele seja o animal terrestre mais rápido do planeta). O Galgo inglês consegue correr a 56km/h por até 11km enquanto o guepardo só sustenta a velocidade de 112km/h por 30 segundos. No fim, o galgo ganha   
  3. Cachorros não suam como nós. Enquanto nós suamos água para refrescar o corpo, eles secretam uma substância oleosa e carregada com feromônios. O único lugar do corpo deles que sua como o nosso é a pata (alô chulezinho queijinho de cão). Para se refrescarem, eles ofegam e deitam em locais frescos. 
  4. Existem cães destros e cães canhotos. Você pode descobrir qual é a pata dominante do seu cão usando o brinquedo preferido dele e vendo qual pata usa primeiro pra interagir.
  5. Cachorros usam 18 músculos pra controlar suas orelhas. A audição dos cães é muito apurada, ouvindo frequências que desconhecemos e escutando a distâncias enormes. Usam esses músculos todos pra direcionar as orelhas suavemente, ajudando a escutar melhor. Ao mesmo tempo, tantas possibilidades de movimentos e posições acabam sendo uma ótima ferramenta de comunicação entre cães e com humanos.
  6. Cães têm a inteligência aproximada de uma criança de 2 anos, aprendendo cerca de 250 palavras e gestos. Mas cães são mais maleáveis do que crianças. Cães são treinados para muitos trabalhos específicos por sua inteligência e característica lealdade.
  7. Cachorros têm noção de tempo! Sabem a diferença entre uma hora ou cinco horas, e podem prever acontecimentos regulares como o horário da caminhada diária. Por isso uma rotina consistente é tão importante para eles.   
  8. As coleiras com tachas pontudas foi inventada na Grécia antiga. O objetivo do acessório não era estético, mas funcional: proteger o pescoço dos cães de ataques de lobos.
  9. O nariz dos cães é úmido porque isso ajuda a absorver as moléculas dos cheiros 
  10. O seu cheiro pode acalmar seu cão: com ou sem você. É possível deixar roupas com seu cheiro para cães com ansiedade de separação, por exemplo.
O que achou? Tem outra curiosidade legal ou quer saber mais? Conta pra gente!