Será que meu bichinho vai se adaptar?

Será que meu bichinho vai se adaptar?

A gente sempre conversa com vocês sobre esse tema. E voltamos a repetir: nossos pets são capazes de aprender tanto em qualquer idade, são adaptáveis e inteligentes. Retomamos também que no aprendizado de qualquer comportamento novo é importante entender o todo: não é só o banheiro ou a recompensa que vão garantir o sucesso. Precisamos pensar também: O peludo ele está gastando energia? Está confortável (sem dor, comendo bem, dormindo bem)? Tem questões com autoridade, gosta de chamar atenção com comportamentos errados? Tem alguma sensibilidade ou “mania"?  

Cães

Temos clientes caninos bebês, idosinhos, com mobilidade reduzida, deficientes auditivos e visuais, famílias com cães de diferentes portes e sexos usando o mesmo banheiro. Todo relato de adaptação é uma alegria! Mas esses casos nos emocionam, porque comprovam pra gente que qualquer cão pode aprender a usar o Weasy. 

Depende muito menos do animal, e muito mais de nós. É muito fácil que o cão se adapte quando somos claros sobre o que esperamos dele, temos consistência no reforço positivo e respeitamos o tempo dele. Aí ele pode ficar “ah, entendi, eu gosto de fazer minhas necessidades, e você gosta quando eu faço elas aqui, né? Fiz meu xixi e foi uma delícia, já posso ganhar parabéns!

É muito menos provável que ele se adapte se o banheiro simplesmente for instalado e deixado lá sem explicação, sem apresentar pra ele, sem treinar - imagina a cara dele pensando “Mas o quê que é isso, Márcia?! O que você quer que eu faça?”.
A maior parte dos cães demora uma ou duas semanas, mas tem cão que mal espera instalar e já vai fazer seu xixi, cliente que conseguiu ensinar num intensivão de fim de semana, e cliente que demorou meses. 

Se somos consistentes e garantimos que nada esteja interferindo, o sucesso chega! Nada é impeditivo! Tem só coisas que podem interferir: pense um cão com energia acumulada, carente, com fome, ou que está querendo desafiar nossa autoridade… certamente não está em momento ideal de aprender. Por isso recomendamos atender primeiro as necessidades básicas dos nossos animais antes de pedir algo deles. O que são necessidades básicas? Confere aqui um conteúdo de treino em vídeo feito pelos especialistas em comportamento da Tudo de Cão.

Ouça agora de quem já passou por isso:
 

 

A única ressalva que fazemos é sobre cães que apenas fazem as necessidades na rua ou quintal. Antes de tentar o Weasy, é importante que seu cão saiba fazer xixi em um lugar só, de preferência usando algum método (jornal ou tapete) - fizemos um ebook para ajudar, pode baixar aqui. O cão precisa dessa transição para ter uma referência do que se espera dele, assim como uma criança em desfralde geralmente aprende a usar o penico antes de ir para o vaso sanitário. Feita essa adaptação, é possível mudar para o Weasy.
Gatos
Sabemos que cada gato é um gato e, diferente dos cães, felinos não são os mais conhecidos por aprender truques pra agradar. São inteligentíssimos e entendem tudo… mas também têm suas personalidades. Você conhece seu gato melhor do que ninguém, sabe o que faz ele feliz, o que deixa ele incomodado, e quão flexível ele é a mudanças. Existem gatinhos que gostam de nadar na praia e andam de coleira, e gatinhos que ficam estressados quando molham as patas ou quando mudamos o pote de lugar. Tenha a personalidade do seu gato em mente nesse momento.
Como infelizmente não conhecemos seu peludo, podemos depor sobre os testes que fizemos e o que nossos clientes nos contam. O material que usamos para “enterrar” no Weasy Gato é argila expandida, e quem ajudou a gente a escolher foram os próprios gatos: eles instintivamente usam as argilas para fazer xixi - quem já deixou um vaso com argila exposta dando sopa por aí pode ter descoberto isso já (visualiza a cara do gato bem debochado falando “ninguém mandou deixar essas pedrinhas dando sopa, Márcia…”). Logo, a adaptação costuma ser bem positiva e rápida. 
Vários gatinhos já usam assim que é instalado no local onde estava a caixa de areia. Outros precisam que mude de lugar ou faça uma adaptação mais gradativa. 
Ouça de quem já tem:
 
 
 

 

Temos clientes de todas as raças (das mourisquinhas até os persas), porte pequeno e grande, jovens e adultos, e até grupos de múltiplos gatos distintos usando o mesmo Weasy. 
Desenvolvemos nossos manuais e conteúdos pensando na melhor adaptação possível para os peludos, e na facilidade para o tutor. E ficamos felizes de contar com os relatos dos nossos clientes confirmando que sim, todo bichinho pode se adaptar.