Papel da Weasy na prevenção da cistite canina

Papel da Weasy na prevenção da cistite canina

Popularmente conhecida como “infecção urinária”, a cistite é considerada uma doença comum dentro da rotina veterinária. Quando não é devidamente tratada, pode afetar  todos os órgãos que fazem parte do  trato urinário do seu peludo como rins, bexiga e ureteres. Vamos explicar um pouquinho sobre ela, seu tratamento, sua prevenção e como a Weasy  pode auxiliar neste caso.

 Primeiramente, o que causa?

 A cistite ocorre quando o sistema imunológico do peludo está comprometido, fazendo com que a colonização microbiana aumente no local. A bactéria Escherichia coli é a mais encontrada na região.

Apesar de ser uma doença considerada comum na rotina médica veterinária, a maioria dos peludos apresentam quadros crônicos - ou seja, que estão doentes há algum tempo- ou são assintomáticos, dificultando o seu diagnóstico.  Sua transmissão acontece por contato direto com a bactéria ou quando o peludo encontra-se imunossuprimido – ou com a imunidade baixa.

Embora a cistite bacteriana possa ser diagnosticada em doguinhos de diversas faixas etárias, os idosos podem ser os mais afetados. Devido a idade ou outras doenças, os idosinhos podem ter a sua imunidade reduzida, facilitando a colonização bacteriana no local. Em fêmeas, o número de casos também pode ser maior quando comparadas com os machos. O motivo se deve a sua anatomia - assim como nas mulheres,  as fêmeas também possuem a uretra “mais curta” que as dos machos quando são castradas antes do primeiro cio, a chance de desenvolvimento de cistite crônica é maior.

 Como identificar?

 Quando o peludo apresenta sintomas, é mais comum que ele demonstre dificuldade ou dor ao urinar, lamber excessivamente o local, apresentar incontinência urinária, febre e falta de apetite. Além disso, o Weasy Care é um excelente aliado, pois é possível monitorar a saúde do seu doguinho através de sua urina e no conforto da sua casa.

 Como tratar?

 O tratamento é específico para cada peludo, levando em consideração seu histórico e se possui outras doenças que podem agravar o quadro de cistite. Na maioria dos casos, utiliza-se antibióticos de amplo espectro. Além dos antibióticos, o veterinário também pode prescrever suplementos vitamínicos para a melhorar a imunidade, ração especial para evitar possíveis cálculos, antiinflamatórios e medicamentos para dor. Nesta fase é muito importante oferecer água fresca e filtrada em abundância. O uso do Weasy Oásis é muito importante no tratamento de cistite do peludo, pois além de fornecer água ser fresca e filtrada ela também é disponibilizada em abundância.

 Como prevenir?

 Limpeza do local: É muito importante que o local de alívio do seu doguinho esteja sempre limpo, evitando a proliferação de bactérias. O Weasy cão é um excelente aliado neste caso pois é possível manter a higiene do local em poucos passos. Além disso, o peludo evita o contato da região com o chão contaminado – principalmente em fêmeas que costumam se abaixar muito para se aliviar.

Água em abundância: É muito importante que água sempre esteja à disposição do seu peludo. Se ainda não tiver um Weasy Oásis, o ideal é espalhar vários bebedouros na casa ou apartamento para que ele nunca esqueça de se hidratar. O intuito da hidratação é aumentar a quantidade de xixi para que a limpeza da uretra seja feita, evitando cálculos e mantendo o pH da região.

Alimento de qualidade: A alimentação é a base de todos os seres vivo portanto é importante oferecer ração super premium que auxilie no trato urinário também. Se houver disponibilidade, a alimentação natural é uma excelente opção!

Fique sempre atento: Todo doguinho apresenta sinais de quando não está se sentindo bem, por isso esteja sempre de olho. Na dúvida, tenha sempre o Weasy Care em casa e caso haja alteração no resultado do teste, leve o seu peludo ao veterinário para obter o diagnóstico correto!

 

Weasy é vida ♥