Meio Ambiente

Meio Ambiente

Em junho temos o Dia do Meio Ambiente! Por que é importante? Nos ajuda a lembrar que também somos seres vivos, feitos de água, que precisam de sol e ar - limpos. Somos parte deste mundo e ele é parte de nós - mesmo que às vezes, na correria da vida, a gente esqueça. 
E, entre tantas notícias tenebrosas, podemos nos sentir um pouco impotentes, como se nossas ações não fizessem diferença. Mas isso não é verdade, uma pequena ação já tem um grande impacto. Se multiplicarmos por milhares de pessoas que nos seguem… ou centenas de milhares pelo nosso país, ou milhões pelo mundo… ja pensou? 
Então que tal darmos uma olhada no nosso dia a dia? 
1. Repare no seu lixo:
  • A cada quanto tempo tem que esvaziar? Durante a pandemia esse lixo pareceu aumentar por passar mais tempo em casa?
  • Já tentou separar o reciclável por material? A separação por material pode aumentar muito as chances de que seja reciclado. Latinhas são muitas vezes coletadas por pessoas que trabalham com reciclagem, assim como papelão. Tampinhas são coletadas em campanhas, e vidros costumam ter pontos de coleta.
  • Tem algum serviço de coleta de material orgânico para compostar na sua cidade? Ou alguma horta que use compostagem?
  • Depois de tirar recicláveis e compostáveis diminui muito o volume, já reparou? Somente esse resto é realmente “lixo”. 
2. Repare no seu dia a dia na rua:
  • Você acaba comprando ou aceitando plásticos de uso único por que não tinha outra opção? Por exemplo: Copo descartável, Sacola de supermercado, Canudo. Esses itens dificilmente são reciclados. 
  • Quando consome água de garrafa, cerveja ou refrigerante de lata você consegue descartar num lixo reciclável na rua ou considera levar pra casa para separar? 
  • Quando você passeia seu cachorro usa saquinho de plástico para recolher cocô? 
Às vezes a gente acha que é pouco, mas é bastante. A boa notícia é que isso se aplica para a mudança positiva: cada pequena atitude pode fazer muita diferença. Por exemplo:
  • Uma pessoa que passa a recusar copos descartáveis economiza cerca de 1700 copos ao ano.
  • Quem deixa de comprar bebidas engarrafadas economiza mais de 170 garrafas ao ano. 
  • Quem recusa sacola plástica poupa mais de 180
  • Quem recusa canudos economiza cerca de 540!
  • Uma pessoa que não usa tapete higiênico pet economiza cerca de 365 unidades, ou 48kg de lixo plástico não reciclável ao ano. Se for jornal são 28kg
  • Quem evita usar plásticos para recolher o cocô do cachorro economiza 730 saquinhos ao ano! 
  • Uma pessoa que não usa sílica economiza 50kg de lixo ao ano.
  • Uma pessoa com útero que deixa de usar absorventes descartáveis, economiza mais de 500 absorventes ao ano, são 4kg de lixo.
3. Repare no que precisa ficar, e repense o que pode mudar:
De todas as coisas em casa e na rua, quais realmente você sente que realmente eram indispensáveis - e com qual frequência?
Sacola - Para não precisar de sacolinha plástica, carregue uma de pano ou vá ao mercado com uma mochila ou carrinho de feira. Não precisa comprar nada novo, somente repense as bolsas e sacolas que tem em casa.
Copo - Leve um copo de plástico ou metal, pode ser até um brinde que ganhou um dia, dentro da bolsa. Ajuda na água, no café, no chope, e até pra servir um açaí! 
Garrafa - Carregue sempre uma garrafinha com você. Não precisa ser uma super chique, pode ser uma de vidro ou plástico mais duro de suco, por exemplo. 
Absorvente higiênico - Dê uma chance aos absorventes laváveis, calcinhas menstruais e coletores (copinhos). A qualidade de vida melhora muito, as alergias e o lixo gerado também. 
Tapete higiênico e saquinho higiênico - Vocês já sabem, né? Um banheiro inteligente Weasy Cão + o Sacocô Passeio (que é compostável), ou Weasy Gato + Kit Limpeza fazem um combo perfeito pra acabar com a poluição plástica do doguinho e do gatinho.