Frete Grátis para compras acima de R$ 199,00 e 12x s/ juros

É seguro tosar meu cão?

É seguro tosar meu cão?

Sabemos que a tosa tem um papel importante na estética, higiene e conforto dos cães. Mas diferente do cabelo humano, o pêlo do cão tem funções muito importantes. Ele serve de proteção contra o sol, o vento, evitando que o cão perca ou aumente a temperatura corporal - ou seja, é isolante térmico e protetor solar natural. 
É importante entender que cães não suam como nós, então ficar "peladinho” não tem o mesmo efeito refrescante. A perda de calor não é facilitada pela evaporação do suor na pele como acontece com a gente.
Então, como o cão se refresca?
  • respirando com a língua pra fora e “suando" pelo nariz (ofegação, evaporação)
  • colocando o corpo em contato com uma superfície mais fria (condução)
  • tendo contato com brisa natural ou de ventilador (convecção)
Considere que a tosa pode ajudar a pele a ter contato com superfícies mais frias, e permitir que a brisa chegue na pele, mas também deixa ela mais exposta ao sol e ao calor, e a doenças de pele.  
Tipos de pelo fazem a diferença? Sim!
  • curto x longo: pêlos curtos renovam-se rapidamente de acordo com a temperatura.
  • fino x grosso: muitos cães com pêlo fino na verdade têm cabelo, e não pêlo. É o caso do yorkie e maltês. O nível de proteção e isolamento térmico é menor do que os cães com pêlo mais grosso, como um labrador.  
  • denso x espaçado: cães com subpêlo isolam a temperatura corporal, e isso é ótimo no frio, mas pode dificultar o resfriamento deles uma vez que a pele não tem contato com a brisa e superfícies amais frescas
  • claro x escuro: cães mais claros refletem mais a luz enquanto cães mais escuros absorvem e esquentam mais. 
Cães de pelagem lisa e não densa 
Ex: Malteses, Yorks, Afghan Hounds, ShihTzus, Lhasas)
A tosa é mais estética do que funcional. Ajuda a eliminar os nós e cuidar da higiene, mas não necessariamente facilita a melhoria da temperatura porque os pelos lisos e mais espaçados já permitem que a pele do cão tenha contato com brisa e com superfícies frescas. 
Cães de pelagem curta
Ex: Dachshund, Bulldog, Pug
Não precisam ser tosados. Trocam de pelagem com facilidade, descartam o excesso e se adaptam bem às temperaturas.
Cães de pelagem lisa e densa
Ex: Golden Retrievers
O subpêlo serve como manta térmica. É recomendado escovar com escovas especiais (pentes de dentes finos, rasqueadeiras ou furminators) para ajudar a retirar o excesso de pelagem, e ter cuidado redobrado com horários de passeios e hidratação. 
Cães de pelagem crespa
Ex: Poodles, Bichons Frisés
Os pelos crespos na verdade são cabelos. Como isolam a pele da brisa e do contato com objetos frescos, uma tosa baixa pode facilitar a circulação de ar. Mas atenção para a exposição ao sol e manchas na pele. 
Cães de pelagem dupla
Ex: Spitz Alemão, Chow Chow, Malamute, Samoieda, etc...
O pelo denso é adaptado para temperaturas frias. Mas tosar deixa a pele exposta demais, especialmente se exposto diretamente no sol. Além disso, uma tosa baixa que inclua o subpêlo pode levar o cão a um quadro de alopécia (calvície). Uma tosa mais alta, sem incluir o subpelo, é somente estética e não ajuda a resfriar o cão. É possível fazer uma tosa higiênica que permita contato da barriga com superfícies mais frias. 
Independentemente destas considerações, sempre consulte um veterinário de confiança. Além da pelagem, outras questões que podem influenciar na recomendação é tosa é saber se seu cão tem problemas cardíacos ou dermatológicos, problemas na coluna, ou comportamento instável. 
O que é possível fazer para amenizar o calor?
  • Faça escovação em casa duas vezes na semana com uma escova adequada para evitar a formação de nós e ajudar na circulação de sangue e renovação dos pelos, e ajudar a retirar excesso de subpêlo.
  • Disponibilize água abundante e fresca (conte com nosso Weasy Oasis para ajudar)
  • Tenha um ambiente com sombra e ventilação abundante, pode usar ventilador além de janelas. Isso facilita o resfriamento por evaporação (focinho e língua)
  • Evite passear em horários com sol forte, encoste as costas da sua mão no asfalto e calçada por 10 segundos para saber se está quente demais
  • Ofereça superfícies frescas para que se deite (chão de piso, tapetes térmicos), fazendo tosa higiênica na barriga caso a pelagem não permita que entre em contato com a superfície
  • Ofereça picolés saborizados (congele frutas e verduras com água), ou coloque gelinhos na água para que bebam