Weasy Care Monitoramento de bem estar animal

Weasy Care Monitoramento de bem estar animal

A Linha Weasy Care, que foi lançada recentemente, é um teste rápido onde é feito a leitura comparativa e que fornece informações sobre os rins, fígado, equilíbrio de pH, quantidade de carboidratos e possíveis infecções urinárias do seu peludo. Na fita, estão presentes os reagentes para determinar a Glicose, Bilirrubina, Cetona, Densidade, pH, Proteína e Sangue. Neste post vamos explicar um pouquinho sobre essas substâncias:


• Glicose - A glicose é um carboidrato essencial na vida dos doguinhos, porém sua presença na urina pode indicar alguns fatores como diabetes e mal funcionamento dos rins ou pâncreas. Agora se o seu peludo está fazendo algum tratamento com glicose, pode ser normal que ela apareça na urina.

• Bilirrubina - A bilirrubina é uma substância produzida pelo fígado sendo formada através da filtragem de glóbulos vermelhos do sangue. Quando se mostra presente no teste, pode indicar comprometimento ou mal funcionamento do fígado do doguinho.

• Cetona - As cetonas ou corpos cetônicos são responsáveis pelo metabolismo de lipídeos (gordura). Se elas estão presentes no teste é um sinal de que o corpo do peludo está utilizando gordura para ter energia ao invés de usar a glicose, podendo ser um sinal de diabetes ou outras alterações no organismo.

• Densidade - Através da densidade da urina, é possível identificar vários fatores. Se o resultado for abaixo do normal pode indicar que o seu peludo ama beber água, mas também pode ser sinal insuficiência renal, diabetes e hipeadrenocorticismo (Síndrome de Cushing). Se o resultado se mostrar elevado pode indicar que o seu peludo não bebe água com tanta frequência, altas temperaturas e muita atividade física e em casos de desidratação e febre. Se a 1ª urina do dia for colhida para o teste, é normal o resultado se mostrar elevado.

• pH - O pH é a unidade de medida que vai entre ácido e básico. Se no resultado do teste for de urina alcalina (ou básica) pode indicar cistite (infecção urinária) ou retenção urinária vesical (quando o animal não está urinando com frequência). Se o resultado aparecer que a urina está ácida, pode indicar que a dieta está com quantidades altas de proteína, febre, jejum prolongado, desidratação e diabetes.

• Proteína - As proteínas são importantes e muito necessárias para a regeneração do metabolismo muscular. Quando estão presentes no resultado do teste, podem indicar que o seu peludo pode ter se exercitado demais ou estar ingerindo uma quantidade excessiva de proteínas. Além disso, também pode indicar alguma doença primária, mal funcionamento ou inflamação renal, neoplasia (câncer), infecção urinária e cálculos urinários (pedra nos rins).

 • Sangue - O sangue é o líquido de maior presença no corpo de todos os mamíferos, sendo composto pelo plasma - água, sais, vitaminas - e fatores de coagulação, na qual estão misturadas as partes sólidas -hemácias, leucócitos e plaquetas. Quando presente na urina dos peludos podem indicar lesões no trato urinário, seja após um exame ou cirurgia na região, por infecções no trato urinário ou até mesmo no período do cio em fêmeas.

  • É sempre importante lembrar que este teste não substitui o exame laboratorial, por isso, percebendo qualquer sintoma diferente no seu peludo, consulte o veterinário de sua confiança.